Senadora Ana Amélia Lemos manifesta preocupação com o aumento da violência no campo
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) relatou, em Plenário, audiência pública na cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. No encontro, requerido pela parlamentar gaúcha, foram debatidas medidas para a redução da criminalidade na zona rural. De acordo com a senadora, o crime organizado está migrando para pequenas cidades devido ao menor policiamento.
Segundo ela, assaltos a bancos, latrocínios e roubo a patrimônio têm ocorrido com maior frequência. Ana Amélia relatou que criminosos bem armados e com informações privilegiadas têm assaltado agricultores logo após a compra de insumos.
Outro crime recorrente é o roubo de gado, situação em que caminhões são usados para levar a carga. Segundo a senadora, em alguns casos, os bois são abatidos na cerca da propriedade e a carne é vendida de forma clandestina para açougues.
De acordo com Ana Amélia, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem um observatório que investiga a criminalidade e a violência no campo. Porém, os estados não têm contribuído com informações.
— A CNA decidiu buscar junto aos estados informações sobre os níveis de violência. Apenas quatro estados mandaram as informações. Os outros, nenhum estado mandou informação. Ou alegando que não tinha dado disponível ou dando qualquer outra explicação. Ou às vezes, pior: não dando nenhuma explicação sobre a ausência desses dados relativos à violência na área rural — declarou a senadora.