Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ensolarado
23°
12°
23°C
Salto do Jacuí/RS
Ensolarado
Tempo limpo
23°
11°
21°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Frequência 107
Ao Vivo: Frequência 107
Agricultura

Secretaria da Agricultura promove capacitação de municípios que participarão do Programa de Aquisição de Alimentos

Secretaria da Agricultura promove capacitação de municípios que participarão do Programa de Aquisição de Alimentos
Foto: Secretaria de Agricultura RS
29.07.2020 09h28  /  Postado por: Cladimara Bohrer

A capacitação para o planejamento das ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Departamento de Cooperativismo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), reunirá representantes de 81 municípios, sendo 27 a cada dia, de terça-feira,28, a quinta-feira,30. Este será um espaço para aprofundar a dinâmica do programa, entender melhor o processo de cadastro dos agricultores fornecedores e das entidades beneficiadas e tirar dúvidas.

“A capacitação é fundamental para que os municípios conheçam o programa e suas legislações, assim como as orientações para o planejamento da execução em cada município é essencial para que atinjam as metas planejadas, beneficiando os agricultores familiares e as pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional”, afirma a coordenadora do PAA, Bruna Fogiato.

Os R$ 4,470 milhões destinados ao programa são provenientes do Ministério da Cidadania, sob a coordenação do Departamento de Cooperativismo da secretaria. Os recursos são emergenciais para a compra de alimentos de agricultores familiares, detentores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), com a doação, de forma simultânea, às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por unidades recebedoras.

“O PAA é um programa muito importante tanto para as famílias beneficiadas pelo recebimento dos alimentos quanto para os agricultores familiares que têm suas produções adquiridas, principalmente em um momento de pandemia, que está expondo ainda mais as famílias mais vulneráveis. Com a capacitação, os envolvidos no programa encontrarão um espaço de discussão e esclarecimento, enriquecendo a ação”, afirmou o secretário Covatti Filho, que também participou da videoconferência.

O sistema funcionará de forma bem simples. O município adquirirá os alimentos dos agricultores familiares e organizará as entregas para as entidades. A prestação de contas será enviada para a secretaria que vai conferir, aprovar e encaminhar para o Ministério da Cidadania, que liberará o pagamento para os agricultores familiares através do cartão PAA.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.