Secretaria da Agricultura alerta para ação de golpistas que solicitam pagamentos em dinheiro
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) volta a reforçar o alerta para prefeituras e produtores rurais sobre a ação de golpistas que têm se apresentado como servidores do Estado e oferecido diferentes produtos e serviços em troca de depósito de valores, a título de pagamento de frete, custo de combustível e insumos em geral.
Em setembro, o golpe ocorreu no município de Inhacorá, no noroeste do Estado, e foi registrado em boletim de ocorrência na Polícia Civil. A Secretaria da Agricultura também tem conhecimento de casos semelhantes em Erval Grande, Constantina, Condor, Tupanci do Sul e Capão Bonito do Sul.
Em função disso, a Seapdr acionou, em julho, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para que ajude a divulgar entre as prefeituras a existência desse tipo de golpe. Também em julho encaminhou ofício à Secretaria da Segurança Pública e à Polícia Civil para que redobrem a atenção aos boletins de ocorrência e investiguem os responsáveis pelos crimes.
A Seapdr enfatiza que os convênios com o Estado nunca envolvem depósitos em dinheiro para pessoas físicas. Os programas e políticas públicas são feitos por meio de convênios e termos de cooperação.
Orienta-se ainda que, se alguma prefeitura ou produtor rural for contatado nesse sentido, registre boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.