Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ensolarado
23°
12°
23°C
Salto do Jacuí/RS
Ensolarado
Tempo limpo
23°
11°
21°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Frequência 107
Ao Vivo: Frequência 107
Agricultura

Projeto Saúde e Cidadania beneficia famílias de Passa Sete

Projeto Saúde e Cidadania beneficia famílias de Passa Sete
22.07.2020 10h20  /  Postado por: Redação

Visando melhorar a qualidade de vida das famílias residentes no meio rural de Passa Sete, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), juntamente com a Associação das Trabalhadoras Rurais, Banrisul e Prefeitura, desenvolve o Projeto Saúde e Cidadania. Na segunda-feira, 20, representantes das entidades envolvidas realizaram a entrega dos kits para as famílias beneficiadas.

Ao todo, são 30 famílias beneficiadas, integrantes dos 14 Grupos de Trabalhadoras Rurais. “Os kits foram entregues às presidentes dos grupos, à diretoria da Associação de Trabalhadoras Rurais de Passa Sete e a seis famílias do Programa de Fomento à Inclusão Social e Produtiva atendidas pela Emater”, explica a extensionista Marly Todendi.

Cada kit é composto por 21 variedades de hortaliças, como alface, feijão de vagem, girassol, abobrinha, rúcula, ervilha, couve, cenoura, salsa, melancia, melão, mogango, couve, pimentão e agrião, quatro mudas das frutíferas jabuticaba, bergamota ponkan, laranja de umbigo e pessegueiro, além de receita de sal temperado enriquecido com açafrão, e orientações técnicas sobre o plantio, manejo e benefícios das hortas domésticas elaboradas pela Emater/RS-Ascar, que também presta assistência técnica às famílias. Além disso, como forma de prevenção ao novo coronavírus, também integram os kits máscaras de proteção individual, álcool em gel e uma unidade de sabão e sua receita.

A extensionista ressalta que a Agricultura Familiar tem por vocação a produção de alimentos saudáveis, considerando este o acesso à alimentação de qualidade o pilar fundamental para a sustentabilidade dos povos e a garantia ao direito essencial de todo o ser humano. A extensionista destaca ainda que estas famílias, nestes tempos de pandemia e passado recentemente por uma seca, precisam ser estimuladas e amparadas tanto na produção como no consumo, geração de renda e cuidados sanitários. “Portanto, não se trata de um simples repasse de materiais, mas de um projeto relacionado à saúde, nutrição, produção de alimentos e geração de renda, destinado a fortalecer a agricultura familiar e a saúde da população”.

Marly ainda ressalta o comprometimento das famílias beneficiadas no desenvolvimento das ações. “Com este projeto destacamos a importância de cada família realmente aproveitar o máximo possível o kit, ser multiplicadora da ideia às demais famílias da localidade, com distribuição de mudas de hortaliças, frutas, receitas e orientações sanitárias, criando uma rede de colaboração”, frisa a extensionista da Emater/RS-Ascar.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.