O dia 5 de julho de 2016 ficará marcado na vida de Maurício Scota, 24 anos. Será nesse dia que ele participará do revezamento da Tocha Olímpica, durante a passagem do símbolo por Santa Cruz do Sul.
O jovem, que sempre gostou de jogar futebol, viu sua participação no esporte ser modificada aos 17 anos, quando sofreu um acidente de moto e precisou amputar a perna esquerda. Foi depois de começar a estudar na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e cursar uma cadeira de Natação, que se apaixonou pelo esporte. Hoje, Maurício é atleta da modalidade e participa de competições em nível regional, estadual e nacional. Além disso, também é jogador de Basquete em Cadeiras de Rodas pela equipe da Aspede.
Ao saber sobre a possibilidade de ser um dos condutores da Tocha Olímpica, inscreveu-se no site do evento e contou com a indicação de familiares e amigos para ser selecionado entre os 12 mil condutores do Brasil.
Por mais que não tenha caído a ficha ainda, agora vejo o pessoal postando fotos de que foram condutores da tocha e me vem na cabeça que também vou fazer parte dessa história que está por acontecer no Brasil. Para completar, os atletas que irão participar do revezamento irão ganhar a Tocha de presente. Estou muito feliz, pois além de carregar o símbolo olímpico, vou ganhar a tocha olímpica.”
Com objetivos de se profissionalizar no esporte, é justamente esse presente que promete ser um dos maiores incentivadores para que Maurício conquiste o seu sonho: um dia participar das Paraolimpíadas como atleta de natação da seleção brasileira.
Ana Flávia Hantt – Portal “Tudo e Todas”