MPT-RS divulga regras do Prêmio MPT na Escola 2018
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) realiza a partir deste mês a etapa municipal do prêmio MPT na Escola, voltado a alunos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, que desenvolverão atividades culturais com a temática do combate ao trabalho infantil. Até o momento, 58 Municípios gaúchos participam do projeto e estão aptos a participar do prêmio.
A etapa é coordenada pelas Secretarias de Educação dos Municípios. Os alunos podem produzir trabalhos em seis categorias: esquete teatral, música, desenho, conto, poesia e curta-metragem; o julgamento dos trabalhos será separado em duas faixas: alunos de 4º e 5º anos em um grupo, e os de 6º e 7º em outro). A premiação da etapa municipal é facultativa.
Na etapa estadual, serão entregues prêmios, ainda a serem definidos, para os três melhores trabalhos de cada categoria de cada grupo. Os professores orientadores dos trabalhos vencedores de cada categoria e grupo também recebem prêmio.
Requisitos
Cada trabalho pode ter no máximo 5 participantes, com exceção da categoria esquete teatral, que pode ter 10. A avaliação dos trabalhos na etapa estadual será feita por comissão, composta pelo MPT, com membros do órgão, representantes de organismos internacionais, órgãos e entidades nacionais e parceiros nas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
Os primeiros colocados de cada categoria e grupo da etapa estadual serão encaminhados pelo MPT-RS para o Prêmio MPT na Escola Nacional, organizado pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. Na edição anterior do prêmio, aluna de Capão da Canoa venceu a categoria nacional Conto.
Municípios confirmados no projeto e aptos a participar do Prêmio, até o momento: Alegrete, Arroio do Sal, Arroio do Tigre, Bagé, Balneário Pinhal, Barra do Quaraí, Boqueirão do Leão, Brochier, Cachoeirinha, Candelária, Capivari do Sul, Capão da Canoa, Carazinho, Charrua, Chuí, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Encantado, Erechim, Esteio , Garruchos, Glorinha, Gravataí, Ibarama, Imbé, Itati, Lagoa Bonita do Sul, Mampituba, Manoel Viana, Maquiné, Marau, Mariana Pimentel, Maçambará, Morrinhos do Sul, Nova Santa Rita, Não-Me-Toque, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Santo Antônio das Missões, Sapucaia do Sul, Sertão Santana, Sobradinho, Taquari, Terra de Areia, Teutônia, Torres, Tramandaí, Três Forquilhas, Uruguaiana, Vera Cruz, Viamão, Xangri-lá (58). As informações são do Ascom.