Judoca de Júlio de Castilhos é líder do ranking mundial
Referência no judô nacional, Maria Portela, 30 anos, natural de Júlio de Castilhos-RS, empilha títulos e medalhas. A última conquista foi o Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia. Aliás, o país faz bem à Portela. No mesmo país onde fechou 2017 com a medalha de outro no Masters, ela repetiu a dose no dia 18 de março, ao conquistar o título do Grand Slam de Ecaterimburgo. Em sua estreia na temporada, a gaúcha – que já liderava o ranking mundial – garantiu mais mil pontos na lista da categoria 70kg.
Cabeça de chave número 1 em seu peso, Maria Portela fez valer o favoritismo. Em três lutas até o degrau mais alto do pódio, três ippons sem muita demora. Da primeira fase até a final, caíram ante a gaúcha: Katiejemima Yeatbrown (GBR), Szabina Gercsak (HUN) e a russa Taisia Kireeva.
Conhecida por “Raçudinha dos pampas”, Maria de Lourdes Mazzoleni Portela nasceu em Júlio de Castilhos no Rio Grande do Sul, mas ainda criança mudou-se com a família para a vizinha Santa Maria, cidade maior e com mais recursos. Portela iniciou sua trajetória de vitórias no judô com apenas 8 anos de idade, depois de receber um convite na escola. Ela passou a integrar a equipe do Mãos Dadas, um projeto social desenvolvido na periferia da cidade e mantido até hoje pelos senseis Pedro Cáceres e Aglaia Pavani.
O primeiro passo para a profissionalização da carreira se deu com a mudança de estado. As conquistas da jovem atleta chamaram a atenção de clubes catarinenses que investiram em seu talento. Defendendo agremiações do interior e também da capital Florianópolis, Maria Portela ganhou destaque nacional.
Mas, mesmo com os resultados positivos, precisou trabalhar em atividade paralela (como baba) para poder seguir lutando. O sonho de se tornar uma atleta profissional porém, não a fez esmorecer e as dificuldades foram sendo vencidas como as adversárias que a enfrentaram.
Aos 19 anos foi contratada pelo Centro Olímpico, referência na formação de esportistas em São Paulo. Com a orientação do medalhista olímpico Henrique Guimarães, a judoca passou a ser nome constante nos podios de competições nacionais e internacionais. Por consequência, garantiu presença na Seleção Brasileira em 2008. Primeiro na categoria júnior, após na sênior civil e militar.
Depois de 4 anos vestindo o kimono do Centro Olímpico e com o nome consolidado na modalidade, acabou recebendo várias propostas de outras agremiações do país. A ótima estrutura e a proximidade da família pesaram na escolha pela Sogipa de Porto Alegre. O clube gaúcho é conhecido pela força do judô e de outras esportes olímpicos.
Comandada pelo sensei Antonio Carlos Pereira, o Kiko, e treinando com competidores consagrados, como o bi-campeão mundial João Derly, e também com os medalhistas olímpicos Mayra Aguiar e Felipe Kitadai, Maria Portela solidificou a posição de melhor judoca brasileira da categoria médio (-70 kg).
Principais Resultados:
Bronze no Campeonato Pan-americano de Edmonton 2015
Ouro no Pan American Open Montevideo 2015
Prata no Pan American Open Argentina 2015
Bronze no Grand Prix de Tashkent 2014
Bronze no Grand Prix de Zagreb 2014
Bronze no Grand Prix de Ulaanbaatar 2014
Ouro no Mundial Militar de Astana 2013
Ouro no Mundial Militar (Equipes) de Astana 2013
Prata no European Open de Praga 2013
Ouro no Mundial Militar Astana 2013
Ouro no Grand Prix de Abu Dhabi 2012
Prata no Grand Prix de Qingdao 2012
Prata no Grand Prix Dusseldorf 2012
Ouro no Grand Slam de Moscou 2012
Bronze no World cup Budapest 201p
Ouro no Campeonato Pan-americano de Montreal 2012
Ouro no Jogos Mundiais Militares do Rio 2011
Bronze nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011
Bronze no Grand Slam do Rio 2011
Prata no World Cup Astana 2011
Prata no World Cup Tashkent 2011
Bronze no World Cup Miami 2011
Bronze no World Cup Sao Paulo 2011
Prata no Campeonato Pan-americano de Guadalajara 2011
Prata no World Cup Oberwart 2011
Prata em Buenos Aires 2009
Foto topo: Danilo Sardinha