Grupo Havan vai construir duas hidrelétricas em Júlio de Castilhos
O grupo catarinense Havan, que tem projeto para construção de quatro usinas hidrelétricas no Rio Toropi, aqui na região, teve uma ótima notícia nesta quarta-feira, que garantirá o investimento. O grupo foi um dos vencedores de um leilão de energia elétrica do governo federal e garantiu a venda de 80% da energia das duas primeiras usinas já licenciadas pela Fepam: a de Passo do Guassupi, de 12 megawatts (MW), e a de Quebra-Dentes, de 22 MW. A empresa optou por reservar 20% da energia para garantir o abastecimento às próprias lojas – a Havan tem mais de 100 lojas de departamentos, vendendo de tudo um pouco, como itens de vestuário, cama, mesa e eletrodomésticos. As informações são do Diário de Santa Maria.
Um dos diretores da Havan, Edson Diegoli, afirmou no final da tarde desta quarta-feira que o sucesso nesse leilão reforça ainda mais os planos da empresa, pois a Havan já estava disposta a iniciar a construção das duas usinas mesmo que não conseguisse vencer o leilão.
– Agora, com a venda no leilão, pretendemos começar a obra já em maio. O preço médio foi bom, de R$ 198,16 por MWh – disse Diegoli.
A previsão é concluir a obra de Quebra-Dentes em até dois anos. Já a usina de Guassupi deve iniciar no 2º semestre deste ano e levar até dois anos. A licença para a construção de Quebra Dentes foi dada pela Fepam nesta terça-feira.
IMPOSTOS AOS MUNICÍPIOS
Começar a construir duas hidrelétricas já com a garantia de venda de energia para distribuidoras de todo o país foi uma boa notícia para a Havan e também para os municípios da região que serão beneficiados com impostos e royalties gerados pelas hidrelétricas. A de Quebra-Dentes será no limite entre Quevedos e Júlio de Castilhos, enquanto a usina de Passo do Guassupi será entre São Martinho da Serra e Júlio de Castilhos.
Além dessas duas usinas, a Havan pretende construir outras duas, que estão aguardando licença da Fepam: a PCH Cachoeira 5 Veados (16,2 MW), no Rincão dos Albinos, e a PCH Rincão São Miguel (9,75 MW), entre Quevedos e São Martinho da Serra. Ao todo, a Havan investirá R$ 400 milhões nas quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Rio Toropi.
Foto: Divulgação