Escola Leonel de Moura Brizola de Jacuizinho realiza plantio de chás
Na manhã desta segunda-feira, 13, a Escola Leonel de Moura Brizola, de Jacuizinho implementou a sua iniciativa no Programa Cotriel Educando para o Campo. Foram plantadas pelos alunos do 6º ano, série alvo do programa, mudas de alecrim, cidreira, erva-mate, guaco, hortelã, louro, manjerona, maracujá, melissa, quebra-pedra e orégano, todas doadas pela Unidade da Cotriel de Jacuizinho. “A ideia é construir nos próximos dias uma estufa, onde estas plantas poderão se desenvolver e, futuramente, serem embaladas e comercializadas na comunidade, destaca a coordenadora pedagógica da escola, Luciana Nogueira.
O técnico agrícola e gerente da Unidade de Jacuizinho, Giovane Glatt acompanhou a atividade e deu algumas orientações de como fazer a melhor conservação das plantas: “Neste período de frio é fundamental seguir as recomendações para que as plantas vinguem. Foi um dia muito produtivo e a alegria e motivação das crianças foi muito gratificante, o que mostra que o programa está dando certo”, afirmou.
Salete da Rosa, extensionista da Emater de Jacuizinho também esteve presente ajudando os alunos e destacou que a atividade deve seguir além da escola: “Demos como tema de casa o a conversa com os pais, avós e parentes sobre quais os chás que são usados no chimarrão. Também os convidamos a fazer um chimarrão, decorando-o com chás e registrar a atividade, a fim de incentivar a criatividade.
No mês de setembro, a ideia é integrar a atividade da Escola Leonel de Moura Brizola, com a Escola Roberto Textor, do interior, que no último dia 06 lançou a sua iniciativa a qual será voltada para o plantio e desenvolvimento de uma erva-mate própria da escola. No mês de setembro, uma programação farroupilha terá uma mateada com extensa programação e venda e utilização dos chás da Leonel de Moura Brizola.