Emater RS comemora neste dia 02 de junho 60 anos
Para celebrar a data, a Instituição promove nos 494 municípios em que está presente, um Café Solidário aos seus colaboradores e parceiros. Também está prevista a divulgação de informações que mostram o desenvolvimento da agricultura familiar e do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul ao longo destas seis décadas, com destaque para os principais programas e ações em que a Emater/RS-Ascar esteve envolvida, como a Operação Tatu ou Revolução Branca, por exemplo, que preconizava a aplicação de calcário para a melhoria da acidez e da fertilidade do solo. Em Porto Alegre, as comemorações serão realizadas no escritório central. A Instituição, que atende a 220 mil famílias no RS, mostrará ainda a evolução no número de produtores atendidos e as principais atividades às quais os agricultores familiares se dedicam, como a bovinocultura de leite. Em entrevista à rede Lider de Rádios, o presidente da instituição, Clair Kuhn diz que produtores e funcionários fazem parte desta importante contribuição prestada pela Emater para o desenvolvimento do interior.
A discussão da filantropia da Emater, que foi temporariamente suspensa pelo Governo Federal é uma questão que tem merecido atenção dos atuais dirigentes da instituição. O presidente detalha como estão as tratativas para que esta isenção não seja definitivamente cassada e como a situação financeira do Estado, principal mantenedor da folha de pagamentos da autarquia tem refletido no trabalho da Emater.
Em Salto do Jacuí houve o café em comemoração ao aniversário da Entidade. O Chefe do Escritório Municipal da Emater, Adeleir Pedrassani, relatou em seu discurso as ações municipais em conjunto com a Emater.