Em encontro no RS, Lupi diz que PDT rejeita federação com o PT

A possível federação do PDT com o PT foi um dos principais tópicos do encontro de lideranças trabalhistas gaúchas com o ministro Carlos Lupi, neste final de semana, no litoral Norte.
Segundo os presentes, Lupi descartou a possibilidade dessa união. O argumento para formar a federação é a necessidade de os partidos superarem a cláusula de barreira. Hoje, o PT está federado com PCdoB e PV.
Parte dessa decisão está vinculada à projeção feita sobre o desempenho eleitoral. Por exemplo, se os dois partidos estivessem juntos em 2022, o PDT na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal teria conseguido eleger apenas um representante.
Sozinho, o partido elegeu quatro deputados estaduais e dois federais. O posicionamento contrário à federação mira, muito mais o movimento que o partido pretende fazer nas eleições de 2026. Um dos caminhos é evitar a polarização.
O encontro no litoral foi organizado pelo presidente estadual do PDT e prefeito de Osório, Romildo Bolzan, e reuniu as bancadas estadual e federal do partido, o secretário Gilmar Sossella, o vereador Márcio Bins Ely e a ex-deputada Juliana Brizola. Para além da federação, outro tópico que ganhou espaço nas conversas foi o futuro do partido no Estado, mirando as articulações para 2026.
Uma guarnição da Brigada Militar de Fontoura Xavier atendeu na tarde deste domingo, 09/02, uma ocorrência de embriaguez ao volante.
Por volta das 17h houve uma denúncia telefônica para o plantonista no destacamento da BM, informando de que um homem colidiu com seu carro em um veículo estacionado, fato este no centro de Fontoura Xavier.
Ao ser abordado pelos policiais militares, o homem, segundo informações da BM, alcoolizado, desacatou as autoridades e praticou injúria discriminatória contra um policial. Diante do fato, foi dado voz de prisão para o cidadão.
Por tratar-se de crime inafiançável, o homem foi preso em flagrante, conduzido até a DPPA de Soledade, onde foram realizados os devidos procedimentos, sendo posteriormente levado para o presídio soledadense, onde permanecerá a disposição da justiça.