Avaliação do Projeto Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO visitou Estrela Velha

Quarta Colônia busca obter o selo do Projeto Geoparque e assim explorar o turismo, o caminho para receber a certificação é longo, já que, além da singularidade geológica que a região deve possuir, é necessário cumprir uma série de requisitos para a obtenção do selo, levando em conta elementos naturais, históricos, culturais, indenitários, entre outros. Os municípios da Quarta Colônia têm atuado de forma integrada há muito tempo e tiveram seu trabalho potencializado pela presença da Universidade nos últimos anos, indicando que foi a atuação conjunta que possibilitou com que os critérios de candidatura do Geoparque fossem atendidos.
O pró -reitor da Universidade de Santa Maria Flavio Lisboa cita as belezas da região, e está sendo observado pelos avaliadores.
Acompanharam a visita em Estrela Velha o prefeito Alex Castilhos e o prefeito de Pinhal Grande Lucas Michelon, que conversaram com nossa reportagem.
A missão dos avaliadores consiste em conhecer, observar e analisar o que tem sido feito no território postulante, compreendendo de que forma a região está cumprindo os requisitos e os resultados obtidos até agora. A partir daí, os avaliadores preparam um relatório com o que foi constatado. O documento deverá ser apreciado no Conselho Mundial de Geoparques da UNESCO, possivelmente em reunião que acontecerá no mês de dezembro. Caso o território seja avaliado positivamente, a certificação é entregue no início do ano de 2023.