Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
18°
10°
12°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
25°
12°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Bom Dia Trabalhador
Ao Vivo: Bom Dia Trabalhador
Agricultura

2º Encontro Nacional de Cooperativas Escolares reúne jovens na Expointer

2º Encontro Nacional de Cooperativas Escolares reúne jovens na Expointer
Foto: SESCOOPRS
28.08.2019 09h03  /  Postado por: Elion Silva

A casa do cooperativismo na Expointer recebeu na terça-feira, 27, o 2º Encontro Nacional de Cooperativas Escolares, destinado a jovens, com o objetivo de compartilhar boas práticas de cooperativas escolares e realizar conexões entre os jovens que fazem parte desse movimento, que está crescendo cada vez mais no Estado e em outras regiões do país.

Na abertura do evento, os jovens da Cooperativa Escolar de Ibiraiaras (Cooasp), cantaram a Canção do Cooperativismo e, após, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, deixou uma mensagem de incentivo aos mais de 200 jovens presentes. “Vocês são o futuro do cooperativismo. O projeto das cooperativas escolares pertence a todos nós que estamos trabalhando por um mundo melhor. Contamos com vocês!”, afirmou.

A primeira atividade do dia foi sobre dicas de como transformar vídeos em cooperação e ensino, com o consultor de estratégias de desenvolvimento de negócios, Jean Pierre Veiga. Ele mostrou aos presentes como explorar os recursos dos smartphones para divulgar soluções e habilidades para simplificar a comunicação.

As embaixadoras do cooperativismo no Rio Grande do Sul, que participaram do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), Keila Koehler (Sicredi Pioneira, de Nova Petrópolis) e Ágatha Francini de Mello Santos (Cotripal, de Panambi), contaram a todos sobre suas trajetórias e experiências no evento que aconteceu em Brasília, em maio de 2019. Para Keila, que conheceu o cooperativismo em 2012, participar do Congresso foi uma representação de toda sua caminhada. “Em Brasília ouvimos muitas vivências diferentes, mas todos tínhamos o mesmo propósito – viver a essência do cooperativismo no dia a dia, deixar nossa marca e ajudar as pessoas a serem sua melhor versão”, contou. Para Ágatha, o evento serviu para crescimento pessoal. “O que vivemos em Brasília nos sete dias em que estivemos lá foi uma troca de experiência incrível que vou levar para sempre comigo. Sinto minha mudança a cada dia e agradeço a OCB por ter nos proporcionado tanto aprendizado e, principalmente, ter dado voz aos jovens”, concluiu.

Após, a comissão organizadora do evento realizou o lançamento do Prêmio Excelência em Educação Cooperativa, destinado a professores e orientadores das cooperativas escolares, que terá suas inscrições abertas nos próximos dias no site www.sescooprs.coop.br.

O sócio facilitador do Projeto Cooperação, Roberto Martini, mostrou aos jovens na prática como a cooperação transforma o mundo em que vivemos, através de dinâmicas e vivências. O evento encerrou com um tour dos jovens pelo Parque de Exposições Assis Brasil.

Prestigiaram também o evento os superintendentes do Sescoop/RS, Norberto Tomasini e Gerson Lauermann, os diretores da Ocergs, Margaret da Cunha e Irno Pretto, os superintendentes do Sistema OCB, Renato Nobile e Tânia Zanella, diretores da OCB, o presidente da Ocesp e diretor da OCB, Edivaldo Delgrande, o vice-presidente da Central Sicredi Sul, Márcio Port e conselheiros do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.