Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
13°
14°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
No ar: Repórter Geração
Ao Vivo: Repórter Geração
Administração

Vice-Prefeito Vanderlei Hermes Participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília

Vice-Prefeito Vanderlei Hermes Participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília
15.04.2019 10h55  /  Postado por: Magali Drachler

O Vice-Prefeito de Arroio do Tigre Vanderlei Hermes retornou de Brasília/DF, após quatro dias de participação na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, sob o tema: Unidos pelo Brasil. Uma mobilização democrática, realizada anualmente, e que se tornou o maior evento político do Brasil, com a presença de aproximadamente nove mil participantes entre prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais e ministros.


Durante o evento que aconteceu nos dias 8 a 11 de abril de 2019, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), foram discutidas questões que influenciam o dia a dia dos municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista. Conforme Vanderlei, que comunga da mesma visão da CNM – Confederação Nacional de Municípios, a “marcha” foi bastante positiva e muitas das reivindicações apresentadas serão atendidas em sua totalidade ou em partes, pelo executivo federal. O evento resultou numa carta com 22 itens considerados como conquistas e avanços dos prefeitos junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário. Além do presidente Jair Bolsonaro, 14 ministros, 154 deputados, 18 senadores e governadores participaram do evento.


Entre os compromissos, o Ministério da Economia anunciou que vai enviar, em até 20 dias, o projeto de lei que libera R$ 10 bilhões para estados e municípios. Outra informação que agradou os prefeitos foi o anúncio do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que o governo pretende repartir 70% dos recursos do bônus de assinatura da cessão onerosa, na exploração de campos de petróleo, para estados e municípios, além dos 70% dos royalties gerados através da exploração dos campos localizados na área do pré-sal.


Já o presidente da República, Jair Bolsonaro, garantiu apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2017, que acrescenta mais 1% ao primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro de cada ano. Por sua vez, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reinstalou a comissão especial que vai analisar o texto.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.