Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
19°
17°
18°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
19°
17°
18°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: A Voz do Brasil
Ao Vivo: A Voz do Brasil
Saúde

Vacina contra sarampo está disponível em postos de saúde, mas autoridades alertam para baixa procura no RS

06.07.2018 10h10  /  Postado por: Redação

Com sete casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul, autoridades de saúde alertam para a baixa procura por vacina contra a doença. As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, para pessoas com faixa etária a partir dos 12 meses até os 49 anos.

“O que acontece é que, ao longo do tempo, como foi erradicada a doença no Brasil e parecia que não nos atingia, as pessoas deixaram de procurar e se vacinar”, afirma a coordenadora do Núcleo de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Coradini.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. É importante levar a carteira de vacinação ao posto de saúde. Duas doses valem para a vida inteira. Quem já teve a doença também está protegido.

A transmissão ocorre diretamente, de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é considerada altamente contagiosa e a única forma efetiva de prevenção é a vacina.

Toda pessoa que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e manchas vermelhas no corpo, além sintomas como tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar atendimento para ser avaliado.

“Ela traz consequências neurológicas para as pessoas e pode levar a óbitos. Aliás, a gente já tem casos de óbitos no Brasil”, alerta Sônia.

Na rede pública, vacina administrada é a tríplice viral: protege contra caxumba, rubéola e sarampo.  (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Na rede pública, vacina administrada é a tríplice viral: protege contra caxumba, rubéola e sarampo. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.