O calendário de imunização com a vacina bivalente contra a covid-19 começa em todo o país nesta segunda-feira (27) e cada município define suas prioridades. No Rio Grande do Sul já foram distribuídas 354 mil doses para 18 coordenadorias regionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Está prevista chegada de nova remessa dia 1º. Algumas prefeituras optam por começar por idosos internados em instituições de longa permanência. Outras, que não têm tantos moradores nestas condições, já vacinarão pessoas acima dos 70 anos. Tudo depende da disponibilidade de estoque.
Em Arroio do Tigre, a enfermeira responsável pelo Setor de Imunizações, Vera Hammerschmidtt, disse à reportagem da Geração que, receberão a dose, pessoas com 70 anos ou mais, quilombolas (acima de 12 anos) e quem tem problemas sérios de imunidade (acima de 12 anos). A aplicação é feita através de agendamento. A orientação é que pessoas que não se vacinaram ou que estão com o esquema vacinal para sua faixa etária incompleto devem completá-lo com as vacinas monovalentes, antes de tomar a bivalente.
A recomendação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é de restringir a aplicação de doses da vacina bivalente em um ou, no máximo, dois postos de saúde por município. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses, mas a recomendação é que terminem o ciclo, antes da bivalente.