Tradicionalistas partem de Arroio do Tigre em busca da Chama Crioula
O grupo de tradicionalistas da 14ª Região iniciou na manhã desta quinta-feira, 15, em Arroio do Tigre, a cavalgada da Chama Crioula, até a cidade de Tenente Portela, RS. O roteiro e as atividades se estendem até o dia 24 de agosto. Ao todo, são 59 cavaleiros mais o grupo de apoio. Este ano, participarão meninos de 6 e 12 anos e pela primeira vez, três mulheres.
O roteiro começou com saída até a cidade de Tenente Portela. Nesta sexta-feira, dia 16, acontece a Geração da Chama Crioula do Estado. A distribuição da Chama Crioula do Estado será no sábado, dia 17, no Parque Águas de Moconá, onde todos os grupos de cavalarianos pegarão a centelha da chama e começam a se deslocar de volta às suas cidades e regiões. À tarde passeio até o Salto de Yucumã.
No domingo, dia 18, segue o roteiro em direção ao Centro Serra. Saída de Tenente Portela para Ijuí. Lá haverá uma palestra com Vanderlei Jurisk sobre Revoluções entre Chimangos e Maragatos. Dia 19, saída de Alto União a cavalo em direção a Cruz Alta (38 km); Dia 20, Saída do Parque de Eventos de Cruz Alta em direção a Três Capões e Fazenda Santa Rita até o asfalto (30km); Dia 21, Saída da Fazenda Santa Rita para a Fazenda Balbina do Sr. Mico pelo asfalto (37 km); Dia 22, saída da Fazenda do Mico em direção ao Parque de Eventos em Estrela Velha pela Barragem Maia Filho (28 km). Haverá uma homenagem ao tradicionalista Clóvis Pinto (in memorian). Dia 23, saída de Estrela Velha para Arroio do Tigre, até a Comunidade Evangélica (26Km). Dia 24, sábado, saída de Arroio do Tigre em direção a Sobradinho. Desfile no centro da cidade com a Chama e chegada com a Centelha na loja Maçônica AÔR E Harmonia, no qual ficará guardada até o dia 13 de setembro para os festejos farroupilhas. Após, confraternização no CTG Galpão da Estância de Sobradinho com entrega de certificados (15 km).
Ao todo serão 174 quilômetros percorridos a cavalo.
Fotos: Magali Drachler/ Rádio Geração