Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
33°
15°
33°C
Salto do Jacuí/RS
Parcialmente nublado
Parcialmente nublado
33°
15°
33°C
Arroio do Tigre
Parcialmente nublado
No ar: Frequência 107
Ao Vivo: Frequência 107
Geral

Terremoto de magnitude 6,8, na Bolívia, é sentido em quatro Estados e no DF

Terremoto de magnitude 6,8, na Bolívia, é sentido em quatro Estados e no DF
02.04.2018 14h55  /  Postado por: Redação

Um terremoto de magnitude 6,8, que atingiu a região de Carandayti, na Bolívia, na manhã desta segunda-feira, causou tremores no Brasil. O fenômeno foi sentido no Distrito Federal, em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul por volta das 10h40min.

O abalo sísmico foi de maior intensidade em Brasília e São Paulo, contudo em nenhum local houve vítimas. O prédio do Ministério da Justiça, no Distrito Federal, chegou a ser evacuado, assim como o prédio do Sesc no setor comercial Sul da cidade.

O professor de Sismologia do Observatório Sismológico da Universidade Nacional de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, explicou que o tremor ocorre porque os grandes terremotos liberam uma grande energia e, em razão de serem profundos, geram o fenômeno. Barros disse ainda que novos tremores podem ainda ser sentidos no País, em menor magnitude, mas que eles não produzirão abalos secundários.

Foto: Marcelo Chello / CJPress / Estadão Conteúdo / CP

Na capital de São Paulo, o tremor assustou moradores e trabalhadores da região da Avenida Paulista pela manhã. Muitos saíram dos prédios e se aglomeraram nas ruas em razão do medo. Por volta das 11h, o prédio do Ministério Público de São Paulo, que fica na Rua Riachuelo, no centro, foi esvaziado. Muitas pessoas permaneciam nas calçadas aguardando permissão para retornarem ao prédio.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu dois chamados em diferentes regiões da capital paulista sobre os tremores. Duas equipes foram deslocadas: uma para a rua Cincinato Braga, na Bela Vista, próximo à Avenida Paulista, e outra para a rua Boa Esperança, na Vila Maria, região norte da cidade. Os trabalhos ainda não foram finalizados.

Há relatos de que pessoas deixaram prédios na rua dos Ingleses e ainda na Rafael de Barros após o abalo sísmico. Segundo o Centro de Sismologia da USP, esse fenômeno não é incomum para sismos de magnitude como essa do terremoto na Bolívia. “Grande parte das pessoas em andares mais altos de prédios puderam sentir a vibração das ondas emitidas por este tremor que ocorreu a mais de 1500 quilômetros de distância. Os equipamentos da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) detectaram o tremor às 10h43, sendo registrado por toda a rede”, escreveu em sua página no Facebook.

No Rio Grande do Sul, o fenômeno foi sentido em Passo Fundo, na região Norte. Moradores que estavam em prédios no Centro da cidade relataram ao Corpo de Bombeiros que os tremores duraram até um minuto. Alguns prédios foram evacuados. Funcionários do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e do Banco do Brasil chegaram a sair dos edifícios. As informações são do Correio do Povo.

Foto: Lucas Cidades / Rádio Uirapuru / CP

Foto Capa: Fátima Meira / Futura Press / Estadão Conteúdo

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.