Terça-feira começa com sol e calor mas deve terminar com fortes chuvas
O sol aparece em todo o Estado do Rio Grande do Sul pela manhã desta terça-feira, mas o tempo começa a mudar pela fronteira com o Uruguai. Poderosas áreas de instabilidade avançam da tarde para a noite do país vizinho para a Campanha e o Sul, acompanhando por uma área de baixa pressão com chuva intensa a extrema, além de temporais fortes.
Esse cenário traz risco de granizo e rajadas de vento acima de 100 km/h, logo com possíveis danos. Na sequência, as tempestades se deslocam por parte do Leste gaúcho. Nas demais regiões, o calor, que será intenso, pode formar nuvens isoladas carregadas com chuva e temporais na segunda metade do dia.
A MetSul Meteorologia alerta que o cenário meteorológico é de muito alto risco no Rio Grande do Sul. Não se trata de uma condição ordinária e típica de verão em que o calor forma nuvens carregadas com pancadas de chuva e temporais isolados. Ao contrário, sistemas de grande escala vão atuar no estado com alto potencial de chuva intensa a excessiva e tempo severo que trará múltiplos riscos.
Duas baixas pressões, uma que vem do Chile até o Rio Grande do Sul e outra que se deslocará do Nordeste argentino, sob fluxo de ar muito quente, gerarão péssimas condições atmosféricas com chuva excessiva e tempestades, potencialmente de alto impacto em serviços essenciais e para a população. É elevado o risco meteorológico com condições perigosas em parte do estado.
Devem ser esperados volumes muitos elevados de chuva em várias áreas. Grande número de cidades deve ter 100 mm a 200 mm até quinta-feira, mas podem ocorrer marcas isoladas de 200 mm a 300 mm. Centro, Sul e o Leste do estado, conforme projeções de computador, devem ter os mais altos volumes. Porto Alegre e região estão na área de alto risco de chuva excessiva.
Condições serão propícias a inundações repentinas, alagamentos, cheias de rios, transbordamento de córregos, deslizamentos de terra e queda de barreiras.