Sábado, 22 de Março de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
31°
16°
27°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
31°
16°
27°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Bailão da Geração
Ao Vivo: Bailão da Geração
Notícias

Susepe declara que busca medidas para resolver superlotação prisional histórica

Susepe declara que busca medidas para resolver superlotação prisional histórica
28.07.2016 14h39  /  Postado por: upside

A Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários) do Rio Grande do Sul emitiu uma nota nesta quarta-feira (27) informando que acatará decisão judicial que ordenou a interdição total da PEC (Penitenciária Estadual de Charqueadas).  A superintendência afirma que vem adotando medidas para solucionar o “problema histórico” de superlotação na casa prisional.
A juíza Sonáli da Cruz Zluhan, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, determinou a interdição total nessa terça-feira (26), após uma vistoria no local. Desde 2012, a penitenciária estava sob interdição, mas era permitida a entrada de um novo preso, com a saída de outro.
Leia a nota na íntegra:
“Em relação à interdição na Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) esclarece que:
1 – A decisão judicial será acatada. Para tanto, a Susepe vem adotando medidas para solucionar os problemas históricos e permanentes de superlotação na PEC.
2 – No momento não temos vagas disponíveis. Uma das razões da lotação é o aumento significativo de mandados de prisões desde 2015.
3 – O governo do Estado acelera a abertura de novas vagas na Região Metropolitana.
4 – Vamos remanejar apenados conforme forem surgindo vagas nos estabelecimento prisionais, haja visto que a superlotação se agrava em função das interdições de casas prisionais da Região Metropolitana.
5 – São três casas que já atingiram o teto máximo de lotação e duas penitenciárias interditadas por problemas estruturais.
6 – Em um primeiro momento, a Engenharia Prisional da Susepe busca alternativas para o tratamento de esgoto a fim de reduzir problemas apontados na interdição.
7 – A Susepe esclarece ainda que não há falta de alimentos no estabelecimento prisional e todas as refeições são servidas regularmente.
Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe)
Secretaria de Segurança Pública (SSP)
Governo do Estado do Rio Grande do Sul”

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.