Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
19°
17°
19°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
19°
17°
19°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Feirão da Geração
Ao Vivo: Feirão da Geração
Segurança Pública

Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas

Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
18.04.2018 17h02  /  Postado por: Redação

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (17) o Projeto de Lei 43/2018, que busca combater o roubo de cargas no Estado. A iniciativa determina o cancelamento da inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes de Tributos Estaduais (CGC/TE) do estabelecimento comercial que, de qualquer forma, adquirir, distribuir, entregar, armazenar, possuir em depósito, transportar, vender ou expor à venda mercadoria de origem ilícita ou não comprovada.

A medida, de autoria do Poder Executivo, faz menção ao Projeto de Lei 191/2016, de autoria do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), que tramitava no Parlamento gaúcho há dois anos. A proposição havia sido apresentada a pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs).

“O projeto do governo é idêntico ao nosso protocolado ainda em 2016 sobre este tema e que construímos junto com o Setcergs. Esta é uma das angústias que nós parlamentares temos sobre a nossa atuação parlamentar, que é bastante restrita”, lamentou Sossella, fazendo alusão à necessidade legal da proposta ter sido apresentada pelo governo para que fosse colocada em votação no plenário do Parlamento.

Além disso, Sossella destacou que o furto e o roubo de cargas movimenta, em valor estimado, mais de R$ 300 milhões por ano no RS. “A medida aprovada vai ser importante porque muitas vezes essas empresas que comercializavam mercadorias furtadas continuavam operando e agora com essa determinação elas também serão penalizadas quanto ao registro, além de responder na esfera penal”, afirmou Sossella.

Na justificativa de seu projeto de lei, o deputado destacou que o furto e roubo de cargas se constitui em grave problema social que expõe a risco a integridade física dos motoristas, ajudantes e demais operadores de empresas de transporte de cargas e logística, bem como expõe a risco toda a população.

Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.