Só 36% das mulheres dividem as tarefas domésticas com o marido
As mulheres continuam se considerando as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e criação dos filhos, apontam os dados de uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Segundo o levantamento, 57,7% das mulheres casadas ou em união estável afirmaram que são as principais responsáveis pelos cuidados com a casa e com os filhos, contra 36,4% que dizem que as responsabilidades são distribuídas igualmente.
Somente 1,4% contaram que o cônjuge é o principal responsável, enquanto 4,5% afirmaram não saber. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.
Responsabilidade dos homens.
Dentre as tarefas domésticas listadas na pesquisa, apenas uma é apontada majoritariamente como responsabilidade dos homens, com apenas 22,6% das mulheres se dizendo encarregadas do serviço: pequenos consertos e reparos, como troca de lâmpadas e desentupimento de pias.
O levantamento também mostra que 25,4% das mulheres casadas que se sentem sobrecarregadas com as responsabilidades da casa já conversaram com o marido sobre o assunto, contudo, mesmo ele tendo concordado, nada mudou.
Outras 22,3% das esposas disseram que não conversam com o marido sobre o assunto porque concordam que atividades domésticas sejam responsabilidade da mulher. Já 17,6% declararam que nunca tocaram no assunto porque querem evitar brigas conjugais.
Cuidados com os filhos.
A pesquisa aponta ainda que os cuidados com filhos continuam majoritariamente associados à mulher. Enquanto 63,3% das mulheres dizem que são as principais encarregadas de cuidar dos filhos, apenas 16% revelam que essa tarefa é dividida, incluindo banho, ajudar em deveres escolares, levar a criança ao médico, etc. Somente 0,3% dizem que essas atividades são exercidas principalmente pelo marido.
Além disso, 71,1% das mulheres afirmaram que são elas que cuidam dos filhos na maior parte do dia. Para as mães que trabalham fora, os avós das crianças são os mais citados como os responsáveis pelos cuidados dos netos, com 10,6%. Em seguida, estão creche (2,9%), escola em tempo integral (2,2%) e outro parente (1,7%). O marido aparece na sétima posição, com 1,1%.