Segunda-feira, 21 de Junho de 2021
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
17°
12°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
17°
12°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Feirão da Geração
Ao Vivo: Feirão da Geração
Especiais

Sistema cooperativista do RS cresceu 10,2% em 2014 com faturamento superior a R$ 31 bilhões

20.04.2015 10h37  /  Postado por: upside

 
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou sua Assembleia Geral Ordinária, que apreciou a prestação de contas do exercício de 2014 e deliberou sobre o plano de trabalho 2015, entre outras pautas. O encontro, que reuniu representantes de 52 cooperativas, ocorreu na úlitma quinta-feira, 16 de abril, no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius nos concedeu entrevista exclusiva para falar da assembleia e do bom momento do cooperativismo que apresentou crescimento econômico em todos os 13 ramos de atividade em 2014, cujo destaque foi para a agroindústria e o setor de crédito, que isoladamente, apresentou desempenho 18% maior quando comparado com o ano anterior.
O grande destaque anunciado na Assembleia Geral Ordinária da Ocergs foi o desempenho econômico do sistema cooperativista do Rio Grande do Sul em 2014. A entidade anunciou que o setor teve crescimento de 10,2%, cujo volume de faturamento foi de R$ 31,1 bilhões. O presidente da entidade, Vergílio Perius, destaca que o bom desempenho cooperativista ganha mais importância pelo fato de ter ocorrido num ambiente de estagnação da economia brasileira e gaúcha.
A assembleia da Ocergs com as cooperativas também serviu para discutir planos estratégicos a serem executados em 2015. Um tema de grande repercussão foi a implantação de uma intermediação política, em nível federal, para mudar as regras de linha de crédito que o BNDES disponibiliza para as cooperativas. De acordo com o presidente Vergílio Perius, as cooperativas reclamam de igualdade de tratamento que o BNDES dispensa a outros setores quando da aplicação de juros nos créditos. De acordo com o dirigente, o juro ideal seria semelhante ao do Pronaf.
O presidente Vergílio Perius confirmou a assinatura de um termo com o governo estadual que autoriza o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, de utilizar, por 25 anos, uma área dentro do Parque Assis Brasil, onde anualmente é realizada a Expointer, para construção de sede da entidade.
 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.