Ícone do site Rádio Geração

Silvana Covatti é empossada a primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa

Em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (3), a Assembleia Legislativa elegeu a nova mesa diretora para o período de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2017. Com a eleição da deputada Silvana Covatti, do Partido Progressista (PP), pela primeira vez na história do Parlamento gaúcho, em 180 anos, uma mulher ocupará a presidência.  A nova mesa diretora da Assembleia será integrada pela deputada Silvana Covatti, na presidência, Adilson Troca (PSDB, 1º vice-presidente), Álvaro Boesio (PMDB, 2º vice-presidente), Zé Nunes (PT, 1º secretário), Juliana Brizola (PDT, 2ª secretária), Marcelo Moraes (PTB, 3º secretário) e Liziane Bayer (PSB, 4ª secretária), como titulares.
A nossa reportagem, como faz todos os anos, realizou a cobertura da posse de Silvana no parlamento gaúcho e ouviu diversas autoridades, como a deputada estadual do PSDB, Zilá Breitembach.. Para ela, a posse de uma mulher marca o preenchimento de mais um espaço conquistado pelo sexo feminino.
Representando o Senado Federal, a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos, do PP, frisou o crescimento do número de mulheres que participam e chegam a cargos políticos.
Ao fazer um balanço de sua gestão, o ex-presidente Edson Brum, do PMDB, enfatizou os debates promovidos pelo legislativo e a gestão na qual fez economia de R$ 85 milhões aos cofres públicos.
Filho de Silvana Covatti e representando a Câmara dos Deputados, o deputado Luis Antonio Covatti, do PP, disse que a posse de Silvana significa assumir um compromisso de harmonia com o Governo do Estado.
Colega de partido de Silvana Covatti, o secretário de agricultura do RS, Ernani Polo disse que o papel do legislativo é trabalhar, juntamente com o próprio governo na retomada do crescimento do Rio Grande do Sul.
A presidente do PP mulher, e candidata ao senado pelo partido nas eleições de 2014, Simone Leite, pontuou que Silvana Covatti faz história a ser a primeira mulher a presidir o parlamento. Ela espera que mais mulheres mirem-se no exemplo e coloquem seus nomes à disposição para concorrer a cargos políticos.
Ao fazer seu primeiro pronunciamento da tribuna como presidente da Assembleia, Silvana Covatti destacou sua trajetória política nos últimos 23 anos, especialmente sua dedicação às questões sociais, sobretudo às relativas à saúde pública. Ela pregou harmonia do legislativo com os demais poderes.

Sair da versão mobile