Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho vão receber um novo equipamento de salvamento, graças a uma doação da Sicredi Centro Serra. Trata-se de um kit desencarcerador pesado, essencial para resgatar vítimas presas em acidentes veiculares ou com maquinários. De acordo com o vice-presidente dos bombeiros Fabricio Ceolin, o investimento da Sicredi foi de R$ 60 mil para a compra, sendo o equipamento composto por moto bomba hidráulica, tesoura de corte, cunha de expansão, expansor e rolo de mangueiras de alta pressão. As ferramentas têm a capacidade para amassar, cortar, separar e tracionar diversos tipos de materiais abrindo espaço para salvar às vítimas presas às ferragens. Ceolin destacou a importância das tratativas entre a entidade e a instituição financeira para atender a real necessidade da corporação.
O presidente e comandante operacional Júnior Fardin enfatizou a relevância do kit desencarcerador pesado, pois atualmente os Bombeiros de Sobradinho dispõem de um equipamento de porte intermediário com cerca de 20 anos de uso. Além da direção do Sicredi Centro Serra, Fardin agradeceu a gerência e funcionários da agência de Sobradinho, onde o pedido inicial de equipamentos foi protocolado. Para ele, a parceria entre os Bombeiros Voluntários de Sobradinho e a Sicredi Centro Serra, demonstra o compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade. O equipamento estará disponível para resgates em todos os municípios da região conforme compromisso firmado, ampliando a capacidade de atendimento em casos de emergência. “É um investimento pesado, porém necessário, uma vez que possibilita uma rápida resposta na retirada das vítimas em ferragens e consequente a estabilização para condução ao atendimento médico”, destacou o comandante Júnior Fardin.
A previsão de entrega do novo desencarcerador é para a primeira quinzena de julho, e o ato oficial de entrega do recurso aos Bombeiros Voluntários de Sobradinho ocorre nesta segunda-feira (01), na sede do Sicredi Centro Serra, em Candelária. Os bombeiros que atuam em resgates e salvamento, vão passar por treinamento técnico ministrado pela empresa fornecedora do equipamento, e estarão aptos com a nova ferramenta de trabalho para utilizá-la quando for necessário.