A Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre realizou uma Audiência Pública nesta segunda-feira,14. Na oportunidade foi debatido o projeto de lei nº 001/2018 que altera a Lei nº 718/90 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais. Se manifestaram representantes do Executivo Municipal, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e os Servidores Municipais presentes.
A professora Rosmeri Hermes disse “que o projeto é novamente uma tentativa de reforma, mas que na verdade vem desfavorecer o funcionalismo público. A cada cinco anos o servidor tem o direito de receber um prêmio, que é de um salário mínimo e este valor não será mais pago e sim revertido em férias. Então na minha opinião isso não vai contribuir com a reforma que a administração está pretendendo, apenas esta nos prejudicando.”
Em relação aos professores, ao plano de carreira, Rosmeri disse que “todo o plano vem a qualificar e valorizar os professores do município e na verdade esta reforma que estão pretendendo ela não valorizou e nem qualificou. Existe um discurso de não se tirar direitos. Porém, o que está acontecendo é exatamente isso”.
O Executivo encaminhou para a Câmara de Vereadores dois projetos. Um que diz respeito à reforma do plano de carreira dos professores (já aprovado) e que compromete classes, gratificações, supervisão e educador especial, entre outros. “Esta reforma implica mudanças dentro do quadro de carreira do professor. Já o outro projeto, debatido na Audiência, muda e retira o quinquênio dos servidores públicos.
O secretário de Administração de Arroio do Tigre Altemar Rech também deverá se manifestar.
Foto: Redação/Geração FM
Ouça a entrevista da professora no player acima.