Sensação de tremor na região pode ter sido provocada pelo deslocamento de ar

A causa mais provável do fato registrado na última sexta-feira, 13, à tarde, em alguns municípios do Centro Serra e que causou uma sensação de tremor pode ter sido provocada pelo deslocamento de ar.
Falando a Geração FM, nesta terça-feira, Ronaldo Pereira de Moraes, responsável pela empresa que realizou o procedimento, disse que foi realizado o desmonte de uma rocha e provavelmente tenha ocorrido um deslocamento de ar. “Como em Salto do Jacuí há mineração, é necessário à explosão de rochas com dinamite. Na sexta-feira à tarde houve um desmonte no Garimpo do empresário João Renê Moreira. Porém, foi só um susto, nada de anormal. Deve ter ocorrido um deslocamento de ar. Isso acontece, quando o ar está mais baixo e o desmonte tenha ocorrido em um local mais alto”. O fato pode já ter ocorrido outras vezes na região.
O Chefe do Sistema Jacuí, CEEE, de Salto do Jacuí, Mário Júnior Hermes, explicou que as usinas e barragens da cidade têm monitoramento através de placas de gesso que informam quando as estruturas são atingidas. Conforme ele, nada de anormal foi registrado.
Os moradores de Salto do Jacuí afirmam que suas casas tiveram rachaduras nas paredes e os vidros quebrados. Uma ouvinte chegou a afirmar que achou que sou residência iria desabar.
Ouça a entrevista no player acima.
Foto: Reprodução