O senador Eduardo Girão (Podemos/CE) diz ter assinaturas suficientes para ampliar a investigação da CPI da Covid, incluindo também a análise da atuação de estados e municípios no combate ao novo coronavírus.
Na última semana, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Senado crie uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as medidas e eventuais omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia no País.
Segundo a assessoria do senador Girão, na manhã de segunda-feira (12) ele já tinha 34 assinaturas para ampliar a investigação da CPI para estados e municípios. O número de apoiadores já seria suficiente, uma vez que o regimento do Senado exige o mínimo de 27 assinaturas para a criação da comissão. A ideia do senador é criar uma comissão mais ampla àquela determinada pelo ministro Barroso.
A expectativa é de que o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), leia o requerimento que cria a CPI da Covid-19 nesta terça-feira (13), em Plenário. Já na quarta-feira (14), os demais ministros do STF devem analisar a decisão de Barroso e decidir pela confirmação ou não da CPI.