Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
26°
13°
25°C
Salto do Jacuí/RS
Parcialmente nublado
Tempo limpo
31°
12°
24°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Panorama 107
Ao Vivo: Panorama 107
Geral

Seis documentos digitais já estão em vigor

Seis documentos digitais já estão em vigor
13.01.2020 09h18  /  Postado por: Cladimara Bohrer

Com a prerrogativa de desburocratizar o serviço público, o governo federal tem investido na digitalização de operações, como emissão das carteiras de trabalho. Por meio das secretarias de Governo Digital e de Desburocratização, o Ministério da Economia intensificou a pauta e diz ter digitalizado 515 serviços apenas em 2019, superando em 20% a meta definida para o ano.

ID ESTUDANTIL

A carteirinha digital gratuita do Ministério da Educação (MEC), ID Estudantil, foi lançado em 25 de novembro. O aplicativo está disponível para ser baixado. Objetivo é evitar burocracia e reduzir custos para os estudantes. Ao mesmo tempo, combater as fraudes recorrentes de carteirinhas de estudantes físicas falsificadas. As carteirinhas físicas emitidas por entidades estudantis continuarão existindo. A diferença é que a ID Estudantil é gratuita e adota o formato digital. Alunos de pós-graduação não são contemplados pela medida.

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

Agora, o certificado pode ser emitido e impresso em qualquer lugar do mundo. Após tomar a vacina, gratuitamente, em uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em algum dos serviços de vacinação privados credenciados, o cidadão deve fazer a solicitação pelo Portal de Serviços (https://sso.acesso.gov.br/login).

O documento é importante porque mais de cem países exigem o Certificado Internacional de Vacinação do viajante, para comprovação em especial da imunização contra a febre amarela.

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

É um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. O documento totalmente em meio eletrônico equivale à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física. Objetivo  é simplificar contratações, assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. Facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta: todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO

O app da Carteira Digital de Trânsito , que une, além da CNH, também o CRLV Digital — oferece a opção de gerenciar documentos de habilitação e do veículo, direto do celular, com o mesmo valor legal dos documentos impressos. Além disso, traz informações valiosas: vencimento da sua CNH, aviso de recall para o seu veículo e outras comunicações essenciais. Objetivo é permitir que o cidadão tenha a opção de comprovar, por meio do smartphone, a sua habilitação para dirigir veículos

DIGITALIZAÇÃO DO INSS

Desde julho de 2019, a maioria dos serviços que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece poderá ser feita sem sair de casa, no aplicativo Meu INSS, site ou pela Central de Atendimento 135. A nova medida visa agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera. Segundo informações divulgadas pelo órgão, cerca de 670 mil atendimentos por mês que antes eram feitos presencialmente, poderão ser realizados pela internet ou telefone.

ENEM DIGITAL

A implantação do Enem Digital será progressiva, com início previsto para este ano e consolidação em 2026.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.