Secretário estadual da agricultura fala sobre os trabalhos da secretaria e da 38ª Expointer
Ernani Polo, esteve participando na noite desta sexta-feira, 26, da reunião da Associação dos Vereadores do Alto da Serra do Botucaraí – Avasbi,em Barros Cassal. O secretário foi questionado pelos edis da região sobre diversos assuntos. Em coletiva concedida logo após o encerramento da reunião, ele abordou os preparativos pra a 38ª Expointer, prevista para acontecer de 29 de agosto a 06 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, localizado às margens da BR 116em Esteio. Afeira internacional tem mostra de máquinas, implementos, produtos relacionados à agropecuária e exposição e comercialização de reprodutores das diferentes espécies de animais domésticos, recebendo público de várias partes do estado, país e até delegações mundiais. A primeira abordagem do secretário da agricultura são as obras de melhoria do parque onde acontecerá a Expointer.
Indagado a respeito da possibilidade de o governo lançar um plano safra específico para o Rio Grande do Sul, Ernani Pólo diz que depende da disponibilidade de recursos de instituições como o Banrisul, Badesul e BRDE para que este fato se concretize.
O secretário da agricultura respondeu sobre a ferrovia-norte sul, que no plano de concessões do Governo Federal não contemplou o Estado. Ele entende que esta ferrovia pode ter uma ramificação e abranger o Rio Grande do Sul.
Por fim, o secretário da agricultura do Rio Grande do Sul falou a respeito das melhorias nas estradas da região para permitir um melhor escoamento da produção.
Audio completo no player acima.