Ícone do site Rádio Geração

Secretário de Saúde de Salto do Jacuí presta esclarecimentos

 
A Constituição Federal garante a todos os brasileiros, sem distinção de raça, cor, credo e sexo, diversos direitos. No artigo 196 da Constituição Federal, pode-se observar a seguinte afirmação: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços pra sua promoção, proteção e recuperação.  Sendo assim, entende-se que cabe exclusivamente ao Estado (Municípios, Estado e União Federal), a obrigação de prover recursos necessários para a população, não apenas para prevenção de doenças, mas também para fornecer tratamentos clínicos, ambulatoriais e medicamentos necessários para conservação da vida. Infelizmente, o Sistema Único de Saúde, SUS, é um tanto quanto falho, visto que os cidadãos que precisam de seus serviços são muitos. Em Salto do Jacuí, o processo também apresenta erros, e na manhã de hoje convidamos o Secretário de Saúde Eloy Hirsch para ouvir o posicionamento de Maria Nelma, que relatou à nossa reportagem a dificuldade em marcar exames. 
Prontamente atendendo ao nosso convite, o Secretário de Saúde se fez presente em nossos estúdios para esclarecer à população sobre as questões de sua pasta. Ele inicia sua fala relatando a compreensão frente aos momentos desse porte, e explica que o médico que a entrevistada comentou está em greve com o SUS desde o ano passado. A demanda média que o município atende de ressonâncias magnéticas é de 40 exames, no custo de R$ 480,00 cada um, já que o Estado repassa valor apenas para duas. Já outro caso polêmico durante esta semana é a reclamação dos médicos, principalmente em redes sociais, de que não estão recebendo seu salário, ao qual Eloy Hirsch nos explica.
Sobre a verba de 490 mil reais repassada pelo Deputado Marcelo Moraes, que teve sua acompanha apoiada pelo Secretário, ele nos relata que é destinada às obras, e possui 10 mil reais de contrapartida do município. 
 
Finalizando, o SEcretário de Saúde de Salto do Jacuí, Eloy Hirsch, nos fala sobre a obra realizada no Bairro Cruzeiro, entre outras. 
 

Sair da versão mobile