Secretaria Saúde de Arroio do Tigre intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

A equipe de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Tigre, trabalha continuamente no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue.
Uma das ações preventivas que estão realizadas é a dedetização em áreas de prováveis suspeitas de dengue no município. Para impedir a proliferação do Aedes aegypti nesses ambientes propensos a infestação do vírus é utilizado um inseticida específico, que assegura um controle eficaz contra o mosquito e suas larvas por um longo período.
Além das dedetizações, os agentes de combate às endemias também realizam cotidianamente as visitas residenciais, bem como a conscientização da população sobre os cuidados preventivos que devem ser adotados para garantir um ambiente livre da dengue.
A equipe de combate à dengue também está realizando durante semana a dedetização das escolas municipais como parte da campanha de prevenção contra o Aedes aegypti. O trabalho inclui a aplicação do inseticida com Bloqueio de transmissão, utilizado para o controle do mosquito transmissor da doença.
Além das escolas, a ação também ocorre em espaços internos de prédios públicos e locais com grande circulação de pessoas. A programação segue um cronograma estabelecido em parceria com as direções das escolas municipais e postos de saúde. Outros locais poderão ser incluídos conforme avaliação da equipe responsável.
A medida já foi aplicada em 2024, apresentando bons resultados no controle do mosquito. No entanto, a Prefeitura reforça que a eliminação dos criadouros é a principal forma de combate à dengue.
Evitar acúmulo de água parada, manter recipientes de armazenamento de água bem fechados, remover todo e qualquer objeto que possa se transformar em criadouro do mosquito são alguns dos cuidados básicos que precisam ser adotados por toda a população.
Comente essa notícia