Secretaria estadual da Saúde prevê queda na incidência de mosquitos Aedes aegypti no RS
A expectativa da Secretaria Estadual da Saúde é de que haja uma redução na presença do mosquito Aedes aegypti no próximo verão no Rio Grande do Sul. No entanto, a pasta não descarta uma nova incidência de casos de dengue e, especialmente, de febre chikungunya. O alerta fica por conta de informações repassadas pelo Ministério do Saúde. Segundo a Secretaria da Saúde, se observa um movimento de mais casos da doença em direção à região Sul do país.
“Diferentemente da Zika e da dengue, a Chikungunya incapacita as pessoas, as deixando afastadas até dois meses de suas atividades, devido aos problemas nas articulações e à dor. É uma doença que leva muitos trabalhadores a entrarem no benefício da Previdência”, explica o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis.
Nesta sexta-feira (02), ocorre o Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti. Cada Estado do país recebe a visita de um ministro para a divulgação de ações. Em Porto Alegre, a atividade contou com a presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e do comandante do Comando Militar do Sul, general Edson Leal Pujol.
Para reforçar o trabalho contra o Aedes aegypti, a Secretaria Estadual da Educação também irá participar de ações. Nesta manhã, foi lançada uma gincana escolar com o propósito de incentivar estudantes da rede pública a procurarem e eliminarem focos do mosquito. A gincana começa esse mês e vai até abril, entrando, inclusive, no período de férias. Kits esportivos serão dados às escolas e às equipes que vencerem a disputa.
GAÚCHA
