Secretária de Educação e Cultura comenta ações de incentivo à leitura no município
A Secretaria de Educação e Cultura adquiriu três bibliotecas de livros novos, que foram distribuídas para as escolas municipais de Salto do Jacuí. Os livros contemplam a educação infantil, ensino fundamental I e ensino fundamental II. Segundo a Secretária de Educação e Cultura, Josnéia Camillo, a aquisição desses livros tem como objetivo contribuir com a criatividade, tranquilidade e o raciocínio dos alunos da rede municipal. Além disso, os livros serão usados nos projetos de leitura que são desenvolvidos pelas escolas.
No momento, a Secretária comentou sobre o Projeto Casinha do Parque, que foi realizado juntamente com a Secretária de Trabalho e Ação Social. Este projeto, tinha como finalidade escolher um nome para a casinha localizada no Parque Energia das Águas, através de um concurso de redação entre os alunos das escolas municipais.
A vencedora da redação foi a aluna do 6° ano, Kauany Malheiros, da Escola João Gonçalves Vieira, localizada no distrito de Capão Bonito. Dessa forma, a casinha do Parque se chama Renascer, nome esse, sugerido através da ganhadora do concurso. A partir disso, o concurso incentivou a leitura, escrita e redação das crianças, salienta Josnéia.
Em relação a Biblioteca Pública Municipal, Érico Veríssimo, que está fechada ao público devido a pandemia, a Secretária informou que o local será reaberto à população a partir do mês de outubro, na parte da manhã, das 8h às 11h30min, para a retirada de livros. Assim, o incentivo à leitura alcança toda a população do município, que poderá frequentar este ambiente novamente.
Ouça a entrevista completa no player acima
*colaboração Amanda Vieira/Estudante Jornalismo