Segunda-feira, 21 de Junho de 2021
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuvas esparsas
17°
11°C
Salto do Jacuí/RS
Chuvas esparsas
Tempo nublado
17°
11°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Correspondente Ipiranga
Ao Vivo: Correspondente Ipiranga
Agricultura

Secretaria de Agricultura quer aumentar beneficiados com o PAA em Salto do Jacuí

Secretaria de Agricultura quer aumentar beneficiados com o PAA em Salto do Jacuí
Foto: Prefeitura de Salto do Jacuí
21.06.2018 10h38  /  Postado por: Elion Silva

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas de baixa renda, cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Em Salto do Jacuí, a secretaria de Agricultura desenvolve o Programa, e distribui os alimentos para 250 famílias. Mas, as pessoas em vulnerabilidade social, chega a quase 3 mil. Segundo o secretário de Agricultura Vilnei Neu, não é possível atender todas, devido ao valor destinado pelo PAA para compra de alimentos, que é de R$ 100 mil. A idea é chegar nos R$ 150 mil.

Em entrevista ao Repórter Geração desta quinta-feira, 21, o diretor do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), José Paulo de Almeida, disse que quando ocorrer a renovação, e houver aporte financeiro, deve ter ajuste. “O país vive um momento orçamentário de crise muito grande. Hoje o programa atende em torno de três mil municípios. Salto do Jacuí começou com este valor, e a gente espera que quando ocorrer a renovação, e a gente tiver uma aporte financeiro, poderemos fazer uma aumento de até 25% a cada ano” – explicou.

O PAA não envia o dinheiro para os municípios. O Programa deposita direto ao produtor via Banco do Brasil. Para fazer a entrega dos alimentos em Salto do Jacuí, estão cadastrados 43 agricultores. Dia 27 de junho vai ser realizada a sexta entrega, nesta nova etapa, desde janeiro de 2018. A ação ocorre no ginásio do Bairro Cruzeiro.

O PAA foi instituído pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, no âmbito do Programa Fome Zero.

O programa é uma das ações do governo federal para a Inclusão Produtiva Rural das famílias mais pobres.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.