Sebastião Melo é reeleito para a prefeitura de Porto Alegre
O prefeito Sebastião Melo (MDB) foi reeleito nesse domingo (27), em segundo turno, para um novo mandato como prefeito de Porto Alegre. Ele derrotou a deputada federal Maria do Rosário (PT) por 61,55% a 38,45% dos votos válidos e terá como vice a veterinária Betina Worm (PL), estreante na política e com status, a partir de 1º de janeiro, de primeira mulher a desempenhar a função na capital gaúcha.
Ao longo da campanha para o segundo turno, as pesquisas eleitorais já apontavam para a reeleição, mesmo após a maior enchente já enfrentada pela capital gaúcha e que afetou mais de 160 mil moradores da cidade. O tema foi o principal calcanhar-de-Aquiles do emedebista na corrida eleitoral, inclusive nos debates.
Dentre as propostas citadas ao longo do segundo turno, Sebastião Melo destacou a ampliação de hospitais de Porto Alegre, a implantação de policlínicas e a expansão do atendimento em postos de saúde, especialmente durante o expediente noturno. Ele também reiterou que pretende cumprir os quatro anos de mandato, sem se afastar da Prefeitura para disputar as eleições federais em 2026.