Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
21°
10°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
Tempo limpo
21°
9°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Misturadão
Ao Vivo: Misturadão
Notícias

Sartori reapresentará PEC para venda de estatais após dificuldades na aprovação de plebiscito na AL

Sartori reapresentará PEC para venda de estatais após dificuldades na aprovação de plebiscito na AL
12.09.2017 15h44  /  Postado por: upside

       A base aliada de Sartori não consegue fazer andar o projeto que prevê a realização de plebiscito para a venda de três estatais, uma das contrapartidas para a adesão ao regime de recuperação fiscal da União. Por isso, o governador vai reapresentar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que derruba a obrigatoriedade da consulta pública para a venda das empresas. A intenção é pressionar deputados independentes (veja quem são eles abaixo) para destravar o assunto.
A PEC que visa a desobrigar o plebiscito para a privatização da CEEE, da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Sulgás está com relatório pronto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento. Há um mês, o relator da proposta, deputado Lucas Redecker (PSDB), tenta apresentar seu parecer – favorável à consulta –, mas deputados independentes e de oposição retiram o quórum do encontro. A base aliada tem apenas seis deputados no grupo, enquanto que o mínimo para iniciar as votações é de sete integrantes presentes.
Reapresentando a PEC, o Executivo gaúcho não espera a aprovação, já que precisaria do apoio de 33 dos 55 deputados em plenário, o que é visto como impossível pela base do governador. A ação vai servir para que os aliados de Sartori possam pressionar os deputados do PDT, autores da emenda constitucional que incluiu a obrigatoriedade do plebiscito na Constituição estadual na década de 1990. Como o partido tem dois parlamentares na CCJ, poderia garantir o quórum para, finalmente, agilizar a tramitação do projeto para a realização da consulta.
A PEC que será reapresentada pelo Executivo tem o mesmo teor que a proposta que foi incluída no ano passado no pacote de cortes de José Ivo Sartori. Ela foi retirada de pauta depois que o Executivo percebeu que não teria o apoio necessário para a aprovação.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.