Sartori pede a permanência da Força Nacional por mais dois meses
O governador José Ivo Sartori revelou nesta quarta-feira que pediu ao Ministério da Justiça prorrogação da permanência da Força Nacional de Segurança (FN) em Porto Alegre por mais dois meses. A informação foi divulgada em entrevista coletiva durante o acendimento da Chama Crioula, no Palácio Piratini, para os festejos da Semana Farroupilha.
• Em reunião no STF, governadores pedem Fundo Penitenciário e judicialização da saúde
• RS chama 1,2 mil aprovados no concurso da Brigada Militar
O pedido foi feito diretamente ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em reunião na última terça-feira em Brasília. Além da permanência da FN, Sartori deixou “alinhavada” uma conversa entre o secretário de Segurança, César Schirmer, com Moraes para tratar da possibilidade de receber mais soldados após a Paralímpiada. Outro tema que será tratado na futura reunião é o aumentar prazo da FN na Capital até fevereiro, quando os servidores, que estão em treinamento na Brigada Militar, estarão nas ruas, após a formatura na Academia de Polícia da Brigada Militar.
“Repeti aquelas questões da permanência da Guarda Nacional no Rio Grande do Sul por mais dois meses, com possibilidade de prorrogação por mais dois. E se podermos ter mais efetivos depois das Paralímpiadas. É uma conversa que o secretário fará. Acima de tudo, a possibilidade de equipamentos e outras questões que podem ser atendidas”, revelou Sartori.