Salto do Jacuí tem índice considerado de risco baixo para infestação do mosquito da dengue

As agentes de endemias de Salto do Jacuí realizaram inspeção em domicílios da cidade para realizar o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA). Conforme os dados divulgados pela equipe, Salto do Jacuí tem um índice 0,7 considerado de risco baixo para infestação do Aedes. De acordo com o índice o município pode ser classificado de baixo, médio ou alto risco.
O Levantamento aconteceu de 16 a 20 de janeiro com coletas nos sete bairros , em quarteirões sorteados de maneira aleatória pelo programa. O LIRAa consiste em um método para obtenção rápida de indicadores do nível de infestação do Aedes, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A pesquisa é parte da estratégia de monitoramento e controle do mosquito Aedes, uma importante ferramenta para direcionar as ações.
Lembrando que;
Combater o mosquito só é possível com a colaboração de todos. Atitudes para o controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti devem ser mantidas sempre. Mantenha-se atento e elimine recipientes que podem servir para acumular água e assim proliferar o mosquito.