Salto do Jacuí aplica inseticida em quarteirões com notificações suspeitas de dengue
As agentes de endemias, da Vigilância Ambiental, estão aplicando inseticida em quarteirões em que há notificações suspeitas de casos de dengue – ou seja – quando existem pessoas com sintomas e aguardam o resultado do exame. O produto é utilizado na nebulização espacial externa – conhecida popularmente como fumacê e auxilia no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Essa é a norma agora, já em casos suspeitos, é aplicado o inseticida no quarteirão”, informa a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maite Mota. Ela explica que o paciente chega no posto de saúde com sintomas, é notificado e faz o exame. Depois, o quarteirão onde reside o paciente recebe a aplicação do inseticida.
Para agilizar os exames da dengue, a Secretaria de Saúde contratou um laboratório no município. Dentro de uma semana o resultado deve ser informado. Até a semana passada os exames eram enviados ao Laboratório Central do Rio Grande do Sul – Lacen que pela demanda estava entregando os resultados dos exames em até 20 dias.
Na segunda-feira,8, o inseticida foi aplicado nas ruas Pacífico Rodrigues, Ana Guerreiro e beco Ana Guerreiro, no Bairro Navegantes. Na terça-feira,9, a aplicação seguiu nos Bairro Navegantes, nas ruas Vicente Palotti, Guilherme Cherubini, José Becker e Getúlio Vargas. A agente de endemias, Kelli Lima orienta os moradores dessas ruas que mantenham as casas fechadas durante a aplicação do inseticida, podendo abrir a residência logo após ser concluído o serviço.
Lembre-se: O combate a dengue é responsabilidade de todos. Dedique um tempo toda semana para cuidar de sua casa e seu pátio. Não deixe o Aedes se aproximar.