Sábado, 22 de Março de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
31°
16°
16°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
31°
16°
16°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: As Primeiras de Sábado
Ao Vivo: As Primeiras de Sábado
Geral

RS registra, pela sexta semana consecutiva, alta de casos de coronavírus

RS registra, pela sexta semana consecutiva, alta de casos de coronavírus
22.12.2022 07h08  /  Postado por: Reportagem

Pela sexta semana seguida, o Rio Grande do Sul apresentou aumento nas contaminações por coronavírus. Os números foram divulgados, nesta quarta-feira, após a última reunião do ano do Gabinete de Crise, coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Junior. Na ocasião, não foram emitidos Avisos ou Alertas para nenhuma das 21 regiões Covid.

De acordo com o Estado, a alta de casos positivos se deve, sobretudo, à subvariante BQ.1, que mostra elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens do coronavírus circulando no país. Na semana, em cidades gaúchas, a média móvel de casos confirmados apresentou elevação de 30,4%. Com isso, a incidência semanal de casos no Rio Grande do Sul chegou a 309,5 casos a cada 100 mil habitantes.

O aumento das contaminações também refletiu nas hospitalizações em função da doença, embora o ritmo de internação seja inferior ao visto em outros momentos durante a pandemia. De acordo com o Piratini, o número de internados suspeitos e confirmados aumentou em 49 nos últimos sete dias, resultado de uma alta de 64 em leitos clínicos e uma redução de 15 em unidade de terapia intensiva (UTI).

A vacinação segue como a principal orientação para combater a doença. “Temos cerca de 6 milhões de gaúchos com seu esquema vacinal incompleto ou em atraso. Essa postura ainda é arriscada, porque a pandemia não acabou. Ela arrefeceu, sim, mas persiste. As aglomerações nas festas de fim de ano nos preocupam. Por isso, contamos com todos nessa conscientização pela importância da vacina e nos cuidados com a Covid-19”, disse Ranolfo.

Além disso, o Gabinete de Crise recomendou a volta da utilização de máscaras de proteção facial em hospitais, postos de saúde e farmácias, citando como exemplo Porto Alegre e Santo Ângelo, onde as prefeituras decidiram reforçar esses alertas nas áreas de saúde.

Ainda segundo o Estado, também é recomendado que o equipamento seja utilizado em ambientes fechados ou de baixa ventilação, grandes aglomerações (como transporte coletivo) e para pessoas que estejam com sintomas de síndrome respiratória.

Status da vacinação (% da população residente):

  • 89,1% pelo menos uma dose
  • 82,9% esquema vacinal primário completo (duas doses)
  • 55% esquema vacinal completo (três doses)

Fonte: Rádio Guaiba

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.