RS deve ter sequência de dias muito frios
O frio deste Feriado de 7 de setembro não será um episódio isolado no Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul, o cenário desta segunda-feira se repetirá, e haverá mais dias de temperatura abaixo do normal para esta época do ano nas próximas semanas, sob um ritmo atmosférico com maior frequência de incursões de ar frio.
Nos próximos dez dias, observa-se o padrão de temperaturas abaixo do normal no Centro-Sul do Brasil.
Esta nova massa de ar frio não será tão intensa quanto a atual, mas deve promover uma queda acentuada da temperatura, com uma nova sequência de dias frios no próximo fim de semana e na primeira metade da semana que vem.
Padrão de frio de inverno O que se observa neste mês de setembro é uma alta frequência de massas de ar frio, tal como se viu em maio, junho e na primeira semana de julho. Trata-se de um cenário térmico de inverno, com condições que podem ser esperadas, em regra, nos meses de junho, julho e agosto, quando ocorrem normalmente períodos de temperaturas baixas frequentes, numerosos dias de temperatura mínima abaixo de zero e alta frequência de formação de geada.
