RS apresenta queda de 11% nos homicídios neste início de 2021
O Rio Grande do Sul começou o ano de 2021 com queda de 11% no número de homicídios em relação ao mesmo período de 2020. Já o número de estelionatos aumentou 76%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Em janeiro de 2020 foram 158 vítimas de homicídios, contra 140 em janeiro deste ano. De acordo com o governo do estado, este é o menor total para o mês desde 2007, quando foram 138 homicídios.
“O aprofundamento da queda nos indicadores criminais é reflexo da prioridade com que tratamos a Segurança Pública. Reequipamos as polícias com mais de 1,4 mil novas armas, 14 mil coletes e 740 veículos nos últimos dois anos. Entregamos recentemente cerca de 100 viaturas semiblindadas, as primeiras da história do RS compradas pelo Estado para uso na rotina de policiamento, o que será padrão a partir de agora”, afirma o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior.
Em Porto Alegre, que já havia chegado ao menor total de vítimas de assassinato desde 2010, o resultado de janeiro também apresenta redução. Foram 22 mortes contra 25 registradas no mesmo mês do ano passado, o que representa retração de 12%. Na comparação com o pico da série histórica, quando a Capital vivenciou o pior cenário de violência da década, em 2017, com 105 homicídios, o dado atual significa queda de 79% e 83 mortes a menos.
Entre os principais indicadores de criminalidade listados pelo governo, o único que apresentou alta em relação ao último ano foi o crime de estelionato. Em janeiro de 2020 foram 3.140 registros, contra 5.530 no primeiro mês de 2021, representando alta de 76%.
Outro indicador que apresentou queda considerável foi o de roubo de veículos. Em janeiro de 2021 foram 544 registros, contra 902 roubos no primeiro mês de 2020, representando 39,7% menos.
Com o retorno praticamente integral da movimentação nos municípios, após o período de restrições para frear a disseminação da Covid-19, o resultado de janeiro tem pouca relação com a pandemia, de acordo com a SSP.
Segundo o governo, a baixa nos crimes se deve à ampliação dos sistemas de videomonitoramento e cercamento eletrônico no estado. Atualmente, são 253 municípios que contam com o serviço ou estão em fase de implantação.
Os roubos com morte, ou latrocínios, também mantiveram a tendência de redução dos últimos dois anos. O número caiu de cinco no primeiro mês de 2020 para quatro no mês passado, o que representa retração de 20% e o menor total desde 2008, quando houve três casos.