Romeu Schneider fala sobre a expectativa da COP 8, em outubro
Se tem um evento mundial que atrai os olhares da região, é a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP). A oitava edição será realizada em Genebra, na Suíça, entre os dias 1º e 06 de outubro. Este encontro realizado a cada dois anos direciona as ações que os países que ratificam a convenção precisam adotar para a restrição da produção e consumo do tabaco no mundo.
De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, que falou à Geração FM nesta segunda-feira, 3, a pauta é genérica e provisória. “Isso nos preocupa muito porque não se sabe o que exatamente será discutido”, disse.
Porém, dentre as pautas que são esperadas está à discussão sobre os cigarros eletrônicos e os produtos de tabaco aquecido e o combate ao contrabando de cigarros. Para este tema haverá ainda um encontro à parte, no qual o Brasil também está credenciado a participar.
Schneider contou que 40 países já ratificaram um acordo para o controle do comércio ilegal e que as primeiras ações deverão ser planificadas por estas nações ainda em outubro.
A última conferência (COP7) foi realizada na Índia, em 2016. Naquela oportunidade os representantes do governo brasileiro, na conferência, defenderam mais a situação do mercado nacional, quanto às medidas para coibir o cultivo e comércio de tabaco.
Ouça a entrevista no player acima.