Ricardo Seitenfus fala sobre a atual crise econômica e a greve dos caminhoneiros
O professor universitário Ricardo Seitenfus, de Arroio do Tigre, falou sobre a atual crise econômica e a greve dos caminhoneiros. Segundo ele, não se trata somente de uma greve destes profissionais e sim do setor da malha dos transportes do Brasil. “É um movimento que vai bem além e hoje toca muitas pessoas, como vimos nos municípios aqui da região”.
Por outro lado, Seitenfus disse que pela resistência do retorno ao trabalho “vimos que há uma estrutura organizada e reivindicações bem definidas. Os caminhoneiros, eu diria, que não sabiam o poder que tinham. Descobriram esta influência com esta greve”.
Citou que ameaçam fazê-la desde outubro de 2017 quando enviaram uma correspondência ao Ministro Eliseu Padilha, que não foi respondida. Foi novamente reiterada em fevereiro de 2018 ao próprio presidente Temer, que tão pouco levou em consideração. “Este descaso do governo aliado à fraqueza intrínseca do atual governo federal fez com que fosse decretada esta mobilização. Este episódio é histórico, pois nunca aconteceu no Brasil moderno uma greve que levasse o País a este nível de paralisação”.
Ouça a entrevista na íntegra no player acima.
Foto: Redação/Geração FM