Resgate de cão preso em despenhadeiro mobiliza bombeiros na divisa de Arroio do Tigre e Estrela Velha
O resgate de um cachorro que estava preso em um despenhadeiro no meio de um morro, há pelo menos uma semana, mobilizou equipes dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, Arroio do Tigre e do Corpo de Bombeiros Militar de Vera Cruz, em uma operação que se concentrou na divisa entre o município de Arroio do Tigre e Linha Goetze, em Estrela Velha. Adelmo Jahn, morador da localidade de Taquaral, acionou a ativista Bruna Rodrigues, que atua na defesa dos animais em Arroio do Tigre, relatando suas tentativas frustradas de resgatar o cão, que estava preso em um penhasco e acoado dia e noite.
Na tarde do último sábado, equipes de bombeiros voluntários se deslocaram até a área. Uma das equipes dos Bombeiros de Sobradinho, com o apoio de Adelmo, atravessou o Rio Jacuizinho em um caíque e acessou com ele uma área remota marcada por deslizamentos e pedras. Depois de percorrer cerca de 150 metros de subida, chegaram ao local onde acreditavam que o cachorro estivesse, mas não era possível visualizá-lo. Enquanto isso, outra equipe, composta por Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre e Sobradinho, acessaram uma lavoura uma em Goetze, com muito trabalho desbravou a vegetação densa no topo do morro em busca de um despenhadeiro de cerca de 70 metros que havia sido apontado pela outra equipe como ponto para o resgate.
Novamente, latidos do animal foram ouvidos, o que indicava sua proximidade. Com a chegada de bombeiros militares, linhas de rapel foram montadas no local, e com a colaboração dos voluntários e o morador que conhecia a área, a equipe desceu até o ponto onde estava o cachorro e encontrou rastros do animal. No entanto, acredita-se que ao perceber a presença da equipe de resgate, e com as pedras soltas que caiam do terreno difícil, o cão tenha se assustado e achado um ponto de fuga para a mata, em direção a áreas previamente exploradas pelos bombeiros. Após uma busca cuidadosa no local, os bombeiros encerraram as operações no fim do dia, com a confiança de que o cão tinha conseguido escapar com vida.
A operação foi composta por cinco bombeiros voluntários de Sobradinho, três de Arroio do Tigre e três militares de Vera Cruz, sendo destacado o papel essencial do morador Adelmo Jahn para o êxito da missão.
Fotos Bombeiros Voluntários de Sobradinho