Redemoinho de vento com calor danifica residência em Campos Borges
O calor muito intenso, a umidade relativa do ar muito baixa e o solo seco favoreceram a formação de redemoinho, no município de Campos Borges, na tarde de quarta-feira 2, o redemoinho (dust devil) chegou a causar o destelhamento de uma construção na localidade. Dias atrás, o mesmo fenômeno foi documentado em Uruguaiana.
Há precedentes históricos na última década de destelhamentos em casas e prédios no interior do Rio Grande do Sul por estes redemoinhos de vento que se formam com sol, céu azul e tempo seco.
A regra é não haver estragos porque costumam se formar em campo aberto. Em 2005, ano de seca severa como 2022, um destes redemoinhos causou o destelhamento de uma escola em Lajeado.
É provável que outros redemoinhos tenham se formado durante a quarta-feira na região de Campos Borges com o calor muito intenso e o tempo seco, especialmente no período da tarde que é o de máximo aquecimento diurno, mas o que foi documentado em fotos foi justamente o que atingiu em cheio uma construção com registro de danos. Carina Signor de Souza/Clic Espumoso
*MEtsul