Ícone do site Rádio Geração

Rede Notre Dame adere à paralisação Estadual

 
Assim como acontecerá em 220 outros municípios do Rio Grande do Sul, Salto do Jacuí e o Hospital Notre Dame Aderbal Schneider aderiram à paralisação que ocorre nesse dia 06 de maio em Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Estão sendo realizadas atividades para chamar atenção sobre a situação crítica que essas entidades estão inseridas. Os atendimentos eletivos do SUS estão suspensos nesse dia, mas os atendimentos de urgência e emergência seguem os protocolos normais. Para esclarecer e explicar para a população os motivos dessa forma de manifestação, esteve presente em nossos estúdios a Administradora do Aderbal Schneider, Gilda Radtkë. 
A Tabela Sus não está aumentando e os incentivos que o Governo do Estado repassava aos hospitais foi cortado, principalmente pela atual situação crítica financeira que está enfrentando. Gilda relata os enfrentamentos que o município de Salto do Jacuí e o Notre Dame estão passando. 
Ela ressalta ainda que em Salto do Jacuí não irá mudar o atendimento, contrariando o resto da rede que suspendeu exames e cirurgias, sendo uma manifestação apenas de apoio ao resto da Rede.
A Gestora já tem 20 anos na área de saúde, e sua experiência fala por si só. Nossa reportagem questionou sobre o pagamento do hospital, ao qual Gilda nos relata que não houve repasse e caso siga assim, não haverá médico plantonista no final de semana em Salto do Jacuí. Aproveitamos também para questionar sobre uma situação divulgada na mídia durante essa semana, onde uma idosa quebrou o braço e relatava o mal atendimento na unidade, ao qual ela nos relata que irá investigar a situação.
 
Ouça o áudio completo da entrevista no Player acima.

Sair da versão mobile