Realizada operação de combate a fraudes de combustível em municípios da região
Atendendo solicitação da Promotoria de Justiça de Arroio do Tigre, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre e a Promotoria de Justiça de Arroio do Tigre realizaram em conjunto, nos dias 09 e 10 de agosto de 2016, operação de combate à adulteração de combustíveis nos postos revendedores nos municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha e Tunas. Na ocasião, foi instalado o laboratório móvel de análise de combustíveis nas dependências da Promotoria de Justiça de Arroio do Tigre. O engenheiro químico da Promotoria de Justiça Especializada do Consumidor analisou 22 amostras de combustíveis, coletadas em todos os postos revendedores em atividade nas cidades, mas não foram constatadas irregularidades.
Participaram da operação os Promotores de Justiça Martin Albino Jora, de Arroio do Tigre, e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre. As análises foram realizadas em equipamentos certificados pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis – ANP, como Densímetro Eletrônico, Analisador de Ponto de Fulgor, Condutivímetro, Minidestilador Automático, Espectrômetro de Infravermelho e Provetas.
Essa atividade de fiscalização da qualidade dos combustíveis pelo Ministério Público vem sendo feita no Rio Grande do Sul desde 2003, sendo que o Estado do Rio Grande do Sul, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo, tem o menor índice do país em combustíveis fora do padrão, na ordem de 1%.