Psicólogo alerta para importância de prevenção ao suicídio
Pouco discutido e ainda tabu para muitas pessoas, o suicídio tem crescido nas mais diferentes faixas etárias, não diferenciando classes sociais, e os índices entre jovens e idosos muitas vezes chamam a atenção dos especialistas.Para compreender o assunto, nossa reportagem entrou em contato com o Psicólogo Filipe Mathias de Camargo.
O questionamento inicial é o mesmo feito por pessoas próximas quando acontece um caso:
Porque alguém comete suicídio? Filipe ressalta que para a maioria esmagadora das pessoas que tentam ou conseguem efetuar o suicídio, é ver que a vida não está bem e não há mais soluções para este problema.
O psicólogo afirma ainda que as pessoas tem diferentes formas de demonstrar o que sentem e de que forma pretendem lidar com os problemas, por esse motivo, não existe uma forma de determinar por indícios externos o que ela pretende fazer.
Na oportunidade, questionamos se a decisão do suicídio é tomada por impulso ou é planejada. Filipe responde que não é só o fato da vida da pessoa não ir bem, mas como adendo do pensamento de que nada vai melhorar. Existe também o caso de pessoas que elaboram a ideia meticulosamente em longo prazo, e outras que decidem no calor do momento.
Para aquelas pessoas que tentam o suicídio, o psicólogo Filipe Mathias de Camargo pede ainda mais atenção, destacando que não se podem menosprezar os sentimentos que levaram aquela pessoa a tentar tirar a própria vida.
